INTRODUÇÃO
A aposta das universidades portuguesas em parcerias com países lusófonos já vai tendo uma força cada vez maior em África, mas a grande maioria dos protocolos em vigor concentram-se no mercado brasileiro, que conta com um circuito académico consideravelmente mais desenvolvido. Esta intenção de apoiar o desenvolvimento académico dos países africanos da lusofonia leva a que algumas instituições, mais do que se limitarem a celebrar parcerias estratégicas, avancem para uma presença mais dominante, abrindo mesmo pólos universitários novos nestes países.
UNIVERSIDADE LUSÍADA ANGOLA (ULA)
Universidade Lusíada de Angola, funciona em Luanda, Cabinda e Benguela(Lobito) e vai, neste ano lectivo, estender as suas acções, na dimensão de Institutos Superiores Politécnicos, às províncias do Huambo e da Lunda-Sul, oferece nove licenciaturas: Arquitectura, Direito, Contabilidade, Gestão de Empresas, Gestão de Recursos Humanos e Economia.
Esta Instituição tem contribuído muito para o desenvolvimento e reconstrução de Angola, formando quadros, e fornecendo possibilidades a outros também de se formarem, só neste ano a Universidade Lusíada de Angola disponibilizou, um universo de 1.780 lugares, mais 126 que no ano passado. Existem 33 docentes efectivos e 11 docentes bolseiros de mestrado em regime de exclusividade, nos termos de bolsa de mestrado concedida pela administração da ULA . O intercâmbio de professores e alunos entre os dois países é frequente e são concedidas, aos melhores assistentes universitários da Lusíada de Angola, bolsas para frequentarem os cursos de mestrado e doutoramento ainda não existentes na Universidade Lusíada angolana.
Para o corrente ano de 2013, afirmou o reitor da ULA(Mário Pinto de Andrade) ser desafio da Universidade lançar bases para o desenvolvimento de acções de colaboração com outras congéneres do ensino superior públicas e privadas nacionais e estrangeiras, com a sociedade civil e o mundo empresarial.
História
Fundada em Lisboa, em 28 de Junho de 1986, pela Cooperativa de Ensino Universidade Lusíada que, pelo Decreto-Lei n.º 117/2003, de 14 de Junho, se transformou na Fundação Minerva(entidade instituidora das Universidades Lusíada de Portugal - Cultura - Ensino e Investigação Científica), a Universidade Lusíada rapidamente alargou as suas actividades ao Porto e a Vila Nova de Famalicão e, mais tarde, à República Popular de Angola e à República Democrática de São Tomé e Princípe . A Lusíada foi a primeira universidade privada em Angola, surgiu em 1998/99, iniciou actividades com o ensino propedêutico em 1999 nas áreas económica, jurídica e engenharia e foi reconhecida pelo Estado angolano em Agosto de 2002 (Decreto no 42-A/02; 1a Série no 66 de 20 de Agosto).
Cenário Actual
Com 13 anos de existência, a Universidade Lusíada de Angola cresceu não só em discentes mas também em áreas de actividade a Universidade Lusíada conta com nove cursos, entre os quais Arquitectura, Direito, Relações Internacionais, Gestão de Recursos Humanos, Economia, Gestão de Empresas, Contabilidade, informática e Psicologia.
Possui mais de 80 salas de aulas e um anfiteatro, vários laboratórios de Informática e salas específicas para transmissão de conhecimentos sobre a arquitectura . A Universidade Lusíada de Angola, possui uma clínica de testes para aulas de psicologia.
Corpo directivo :
Mário Pinto de Andrade - Reitor
Paulo Murias - Vice-reitor
Fernando Macedo - Director da Faculdade de Direito e Relações Internacionais
António Luvualo - Director das Relações Institucionais e Cooperação
Angela Mingas - Directora do Centro de Estudos, pós graduações e Investigação
Docentes
Esta instituição do ensino superior conta com 95 por cento são docentes angolanos, enquanto os restantes são professores cubanos e russos.
Email: geral@ula.ao
Localização
Para a melhor orientação do leitor apresento quatro(4) imagens da localização da ULA:
Sem comentários:
Enviar um comentário